terça-feira, 1 de maio de 2012

Sobre insegurança ...

Eu sou uma pessoa tímida, um tanto insegura, calada..
Faz um tempinho que me fechei pro mundo... As pessoas estavam com a péssima mania de me machucar, então preferi meio que me isolar..
Mas parando pra pensar sobre algumas coisas, resolvi fazer alguns posts sobre isso tudo..
Começando com insegurança..
(Obvio que fui pesquisar antes, ok? E meio que resumi aqui o que achei de melhor..)

Insegurança é um sentimento mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de vulnerabilidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego. A insegurança é fundamental para tomarmos decisões corretas e seguras, pois nos obriga a pensar em prós e contras e conseqüências das escolhas que fazem parte da vida. E olhe a importância somos frutos de nossas escolhas. Logo, o nosso sucesso e o nosso fracasso estão intimamente ligados a nossa capacidade de decidir. Uma pessoa que é insegura não tem confiança em seu próprio 'valor' e em uma ou mais de suas capacidades, não tem confiança em si mesma ou em outros, ou teme que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcioná-la e causar-lhe perdas ou sofrimento por "dar errado" no futuro. Este é um traço comum, o qual difere apenas em grau entre as pessoas. Isto não pode ser confundido com humildade, a qual envolve reconhecer as próprias limitações mas ainda mantendo uma dose saudável de autoestima. Insegurança não é uma avaliação objetiva de sua própria habilidade mas uma interpretação emocional, já que duas pessoas com as mesmas capacidades podem ter níveis totalmente diferentes de insegurança.
O que está por trás deste comportamento é: você é incapaz de decidir o que é melhor para sua vida. No trabalho, então, a insegurança se torna um desastre!

O efeito colateral chega à auto-estima. O inseguro sente-se a pior das criaturas, passa a se esconder, como se alguém fosse descobrir sua incapacidade de decisão.
A insegurança gera ansiedade E, em excesso, pode levar a neurose de ansiedade, caracterizada por insegurança de forma constante deixando a pessoa permanentemente irrequieta.  a insegurança está ligada ao medo. A auto estima deficiente impede que você tenha coragem necessária para enfrentar as conseqüências das suas escolhas.

Insegurança pode ajudar a causar timidez, paranoia e retraimento social, ou alternativamente pode encorajar comportamentos compensatórios tais como arrogância, agressão ou bullying em alguns casos. O fato de que a maioria dos seres humanos são emocionalmente vulneráveis e tem a capacidade de se machucar implica que a insegurança emocional poderia ser meramente uma diferença de consciência.
A insegurança tem muitos efeitos na vida de uma pessoa. Quase sempre causa algum grau de isolamento como uma típica pessoa insegura se retira do meio até certo ponto. Quanto maior a insegurança maior o grau de isolamento.

Como retomar o controle?
A insegurança pode ser superada. Exige tempo, paciência e uma compreensão gradual de que o seu próprio valor é puramente uma questão de perspectiva (ou opinião subjetiva de si mesmo) e, enquanto pode ser verdadeiro que a insegurança pode surgir de preocupações relacionadas à realidade objetiva, isto não é de forma alguma uma necessidade, mas mais uma tendência.
A tarefa de eliminar a insegurança passa pelo controle da auto-estima, da sua personalidade. É um processo longo que envolve muito trabalho no desenvolvimento pessoal e é preciso buscar os recursos.
O primeiro dos estágios detalha o desafio de encontrar segurança e aprender a confiar em si mesmo e em seu ambiente.
Você pode iniciar pelo auto conhecimento, conhecer as suas fraquezas e suas forças é um ponto importante.
Lembre-se esteja sempre atento e aberto a aprender coisas novas.

Acho que lendo isso eu estou me ajudando e espero que se alguma de vocês está no mesmo barco que eu se sinta melhor.. Conhecer mais sobre nossos problemas e sobre nós mesmos é um bom primeiro passo pra ser melhor... 
Ser 'segura de si' o tempo todo não é algo muito 'do meu mundo', mas quero melhorar esse meu ponto, alguém comigo? Hehe-
Beijinhos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! Leio todos com muito carinho e respondo assim que puder, ok? O maior orgulho de uma blogueira é ver que seus seguidores gostam do que ela faz! ♥